Buscar

Coletivo Arraial da Causa Animal indica projeto de castração precoce durante protesto

O Coletivo Arraial GT da Causa Animal junto com o Projeto Animal e simpatizantes da causa realizaram uma mobilização, tendo em vista que desde de Fevereiro o grupo vem trabalhando em um Projeto de lei para ser apresentado à Câmara Legislativa, no qual a mesma deverá ser aprovada pelos nove vereadores e respectivamente ao Prefeito.


Arraial do Cabo - Segundo a Ana do Projeto Animal, o Projeto de lei foi pesquisado e estudado com base em projetos semelhante nas cidades vizinhas. ''Essa lei precisa ser aprovada no município, e principalmente, se tornar oficializada e independente de governo que passar pela prefeitura, hoje a nossa luta é por essa aprovação de lei dos animais.''.


Estiveram presente envolvendo todos os protetores e simpatizantes, nos reunimos em frente a Prefeitura e após a câmara legislativa, graças a essa mobilização que viemos fazendo, mexeu com o poder público que se reuniram e nos convidaram para participar de reuniões.

A lei será votada nessa semana, nas seções de terça ou quinta-feira onde estamos planejando outra mobilização para que possamos sensibilizar o máximo de pessoas possíveis e assim levarmos dignidade aos nossos animais que são abandonados.




Qual a importância da castração precoce?

A esterilização ou castração é uma intervenção cirúrgica com a finalidade de retirar os órgãos sexuais de machos e fêmeas. Dos machos são retirados os testículos, enquanto que, nas fêmeas, são retirados os ovários e o útero. Consiste em um procedimento rápido realizado com o auxílio de anestesia geral.


É óbvio que sua finalidade mais concreta e evidente é permitir o controle reprodutivo dos animais. Isso é fundamental para prevenir a superpopulação de animais de rua (sem tutor) e para combater as práticas de abuso e abandono. Na verdade, em muitos países, as campanhas gratuita de esterilização em massa têm resultados muito positivos.

Além disso, temos que levar em consideração que a castração aparece como a forma mais eficaz para prevenir e controlar importantes doenças como tumores, infecções, displasia, epilepsia, hemofilia, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Principalmente, quando o tutor opta pela esterilização precoce do seu bicho de estimação.


Muitas vezes, o motivo da castração não é biológico e nem fisiológico, mas sim o comportamento do animal. Uma grande quantidade de bichos de estimação deve ser esterilizada para equilibrar seu temperamento e diminuir o risco de ele apresentar comportamentos agressivos. A esterilização precoce também ajuda a prevenir o aparecimento desses comportamentos, entre outros benefícios.


Reportagem: Brendow Lincoln - Editor Geral do Folha Cabista




0 comentário