Buscar

PONTAL DO ATALAIA - O condomínio do paraíso




O Pontal do Atalaia é basicamente um monte de terra em formato de morro que invade o mar, localizado em Arraial do Cabo, a 164 km da capital carioca. Graças ao seu privilégio natural, é incontável a quantidade de turistas que passam diariamente pelo Pontal do Atalaia, tendo acesso de barco ou pela estrada do condomínio.

Lar das praias mais bonitas do Brasil, tendo destaque As Prainhas do Pontal do Atalaia, conhecida também pela sua escadaria de madeira e Praia Brava, sede dos principais campeonatos de surf.

Do alto do morro, o que se vê é um cenário paradisíaco de onde se vê a areia branca, o mar entre azul cristalino e verde esmeralda ainda preservado na vizinha Ilha do Farol.


É importante não confundir as Prainhas do Pontal do Atalaia com a Prainha (cartão postal de boas-vindas) e com a Praia do Pontal (mesma faixa de areia da Praia do Forte, em Cabo Frio). As Prainhas ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia e têm esse nome por serem compostas de duas praias. Quando a maré está baixa, elas se unem na mesma faixa de areia e formam apenas uma praia. Digna de comparação com os melhores destinos do Caribe.

A areia é branquinha e muito fina, cercada por rochas e pelo verde da vegetação. Há uma duna no centro da praia que oferece um lindo mirante, além das escadarias que dão acesso às raras construções ao redor. O espaço de areia mais próximo ao ponto de descida dos frequentadores é também o mais cheio. Basta caminhar alguns metros para fugir do movimento e ter uma praia incrivelmente linda e deserta.

No canto direito da praia uma pequena gruta, conhecida como Gruta do Amor, faz a felicidade de quem busca um belo cenário para fotos. A abertura da gruta permite lindas imagens, com o mar de Arraial ao fundo. Contam os moradores que a gruta tem poderes de tornar o amor eterno.


O principal acesso às Prainhas, para quem está de carro, é pelo Pontal do Atalaia. O final do trajeto é em estrada de terra e não há estacionamento. Os carros ficam parados ao longo da via e o trânsito costuma ficar engarrafado nos dias de maior movimento.


Há registros de períodos com cobrança, por parte da prefeitura, para que veículos subam ao Pontal do Atalaia. Essa cobrança não é fixa durante todo o ano. Para quem chega a pé, a opção mais rápida é a partir da trilha no canto direito da Prainha, próximo ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). O trajeto total leva em torno de 1h. Quem fizer o mesmo percurso dos carros levará duas horas para realizar toda a subida. Há ainda a opção de ir em passeio de barco com trajeto de ida e volta. Os barcos partem da Praia dos Anjos e é preciso combinar um horário de retorno com o barqueiro. As Prainhas também fazem parte do passeio de barco que leva à Praia do Farol. Durante o passeio, há de 40 minutos a uma hora de parada na praia.


Você também pode conhecer a poucos minutos do Pontal do Atalaia :

· Mirante do Pontal do Atalaia

· Ilha do Frances

· Furna das Mulheres

· Boqueirão



Características do Pontal do Atalaia: água cristalina, as prainhas, ilha do farol, condomínio, vista panorâmica, horizonte aberto, surf.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo