Buscar

PRAIA DOS ANJOS - Praia histórica mais importante do Brasil



Foi na areia da Praia dos Anjos que Américo Vespúcio aportou em 1503 para dar início à colonização da região. Sendo erguida a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a primeira missa em local fechado do Brasil. A igreja permanece no local até hoje e divide espaço com um grande número de turistas que seguem para os passeios de barco, para a trilha do Forno e para os bares e restaurantes locais.



Além dos fatos e lugares históricos já mencionados anteriormente, uma das guerras mais marcantes entre colonizadores e indígenas aconteceu justamente na cidade de Arraial do Cabo. Essa batalha aconteceu no contexto das guerras justas, confrontados para matar ou capturar os índios que se recusassem a se submeter à cultura europeia.

Em outras palavras, os índios tinham que abandonar suas tradições e crenças e eram catequizados para servir como escravos aos portugueses.

Os índios confrontados pelos portugueses pertenciam ao grupo étnico dos tupinambás. Aliás, essa foi a mesma tribo que apoiou os franceses na invasão ao Rio de Janeiro duas décadas antes (1555). A tropa de guerra, comandada pelo próprio Governador Antônio Salema, contou com quatrocentos portugueses e setecentos gentios amigos (negros da terra ou gentis da terra). Ao final, foram mortos mais de 1000 e capturados aproximadamente 4000 índios na guerra em Arraial do Cabo.


Em 1958 a empresa japonesa Taiyo Fishery obteve autorização para operar no Brasil na atividade pesqueira, principalmente na pesca de atum e sardinha. Sua primeira frota no país era constituída de embarcações destinadas a pesca de atum e arrasto.

Somente em 1960 a empresa recebeu permissão de caçar baleias no litoral brasileiro.

Suas operações foram sediadas em Arraial do Cabo, mais precisamente na Praia dos Anjos aonde hoje se encontra o Instituto de estudos do mar Almirante Paulo Moreira ( IEAPM), então distrito de Cabo Frio, por acreditar ser uma região privilegiada devido as correntes marítimas e rotas migratórias das baleias.

O sucesso inicial foi muito devido a imprensa da época que gerou a empresa uma publicidade involuntária. O jornal a folha de São Paulo, publicou em várias ocasiões artigos sobre a estação baleeira de Cabo Frio, transformando a mesma em atração turística e inflamando o consumo de carne de baleia.

Em 1964 empresa encerrou as suas atividades de caça de baleia no Brasil.

O principal fator que contribuíu para o fracasso da operação de caça de baleias em nosso litoral cabista , foi a má administração. A direção da empresa no Brasil teve inúmeras dificuldades de entender e assimilar o mercado consumidor e as demandas trabalhistas da população brasileira e nipo- brasileira .



De dia o movimento é feito pelos turistas que embarcaram no Cais dos Pescadores para realizar o famoso e tão procurado passeio de barco, com roteiro entre: Praia do Forno, As prainhas do Pontal do Atalaia e Ilha do Farol, com passagem entre a Pedra do Gorila, Fenda Nossa Senhora e a Gruta Azul.




A noite continua agitada com a Praça do Cova, tendo diversos bares e pubs, polo gastronômico com excelência na qualidade e avaliações. Aos que passam a noite em claro e desejam ver um lindo nascer do sol, o melhor ponto da cidade para tal apreciação é a Praia dos Anjos. O amanhecer ganha lindos contornos com os barcos que parecem dançar sobre a água enquanto o céu muda de cor





Você também pode conhecer a poucos minutos da Praia dos Anjos:

· Canto da Baleia

· Marco histórico

· Igreja Nossa senhora dos Remédios

· Cais dos Pescadores

· Trilha da Praia do Forno

· Porto do Forno

Características da Praia dos Anjos: Pescadores, embarcação, baleia, marco histórico, praia do forno, as prainhas do pontal do Atalaia, Ilha do Farol, mergulho, gastronomia, nascer do sol.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo