Buscar

Projeto Limpeza Subaquática retira resíduos no leito marinho da reserva de Arraial do Cabo

Os mergulhadores da APAMAC (Associação dos Pescadores Artesanais de Mergulho de Arraial do Cabo), a empresa Protek Consultoria e com o apoio de entidades e colaboradores parceiros.

Realizou no sábado, dia 07 de agosto mais uma limpeza subaquática no leito marinho da reserva de Arraial do Cabo.


Nessa ação, puderam confirmar os resíduos que são encontrados com maior frequência no leito marinho, resíduos esses que possuem alto poder de degradabilidade e contaminação ao meio ambiente. Impactando diretamente no alimento que provém da exploração sustentável da reserva extrativista.


Dentre os resíduos, puderam observar: os pneus, que causam um impacto direto na produção das fazendas marinhas durante a sua decomposição que dura mais de 600 anos, cadeiras de praia, barraca de guarda sol, carpete utilizado nas embarcações, bota de borracha, latas de bebidas, vaso sanitário, entre outros objetos utilizados na captura e cultivo de espécies marinhas.


O evento aconteceu na Marina dos Pescadores, local de embarque e desembarque de turistas, mergulhadores e pescadores da região.

Com a quantidade de lixo retirada do fundo do mar, formou-se uma montanha de resíduos dos mais variados tipos. Foi isso que os mergulhadores da APAMAC o biólogo Diego Dias Lima da Protek Consultoria, entidades e colaboradores envolvidos na limpeza subaquática da Marina dos Pescadores de Arraial do Cabo retiraram do fundo do mar, no último sábado.


O material foi coletado e levado para a orla da praia, de onde foi recolhido por equipes da IDAC e transportado para a usina de reciclagem do município que fica localizado em São Pedro da Aldeia, informação passada pela equipe da IDAC.


Todo o material recolhido foi classificado e agora será feito um relatório que será disponibilizado para o Gestor do Município de Arraial do Cabo.


Texto e imagens: Diego Lima


0 comentário