Buscar

Vereador Galego realiza manutenção no telhado do BPRV

O vereador Galego esta sendo questionado quanto às funções de um legislador, segundo eleitores o mesmo deveria estar no cargo de secretário de Serviços Públicos e não na Câmara Legislativa


Atualmente todos os vereadores são base do governo, abrindo questionamentos quanto a função dos vereadores de legislar e fiscalizar. Nas últimas semanas diversas denúncias de superfaturamento do Poder Executivo foram compartilhadas nas redes sociais.


Entre elas a Listagem de falecidos como beneficiários do Gira Renda, licitações de aluguel da tenda da FIPAC, licitação de 3 multifuncionais no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), licitação de serviços tecnologicos por R$ 900.000,00 (Novecentos mil reais), licitação para obras nos distritos, aluguel da Policlínica e outros escândalos.


Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.


Legislativo

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.


Fiscalização

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

0 comentário